Núcleo de Geotecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Parceiros

Cognatis Inteligência Aplicada

A Cognatis é uma empresa que atua nas áreas de geomarketing, inteligência de mercado, modelagem estatística, pesquisa de marketing e desenvolvimento de software para geomarketing, acumulando experiências importantes no atendimento de empresas em setores diversos como o financeiro, varejo, meios de pagamento, consumo, gás e óleo e governo. Em sua parceria com o Sistema Labgis são desenvolvidos cursos de geomarketing e intercâmbio de metodologias e experiências.

Consórcio Intermunicipal Lagos São João

Este consórcio tem como objetivo unir governos, empresas e as entidades da sociedade civil visando fortalecer a gestão compartilhada do meio ambiente na área que compreende as bacias hidrográficas das lagoas de Jaconé, Saquarema e Araruama e dos rios Una, São João e das Ostras e zona costeira adjacente. A parceria do consórcio com o Sistema Labgis ocorre no campo do apoio técnico-científico do sistema, capacitação e projetos aplicados.

Geocentro

O Geocentro é espaço de investigação geográfica da UNIGIS na Universidade São Francisco de Quito, contando com um moderno laboratório de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para o desenvolvimento de pesquisas avançadas, cursos e conferências acadêmicas.

GlobalGEO Geotecnologias e Meio Ambiente

A GlobalGEO atua na comercialização de imagens de satélite, software e prestação de serviços baseados em geotecnologias e meio ambiente em vários segmentos do mercado. A GlobalGEO prestam serviços em SIG/SIG WEB, processamento de imagens, levantamentos topográficos, cartografia digital e cadastro urbano e rural. A GlobalGEO e o Sistema Labgis desenvolvem em parceria projetos técnicos e promovem cursos.

Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro

O Instituto de Segurança Pública é uma autarquia criada em 1999, com o objetivo de colaborar com a promoção dos saberes comuns à segurança pública, desenvolvendo projetos em parceria, pesquisas e análise criminal, além de um extenso conjunto de ações facilitadoras ao necessário diálogo entre as expressões da segurança estatal e a sociedade civil. Em sua parceria com o Sistema Labgis, são promovidas atividades de pesquisa de GIS aplicada a análise criminal.

Instituto Estadual do Ambiental (INEA) do Rio de Janeiro

O INEA é uma autarquia especial vinculada à Secretaria do Estado do Ambiente do Rio de Janeiro que possui a função de executar as políticas estaduais do meio ambiente, de recursos hídricos e de recursos florestais adotadas pelos Poderes Executivo e Legislativo do Estado. O INEA e o Sistema Labgis desenvolvem em sua parceria projetos e pesquisas de GIS aplicados ao Meio Ambiente.

Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP) do Rio de Janeiro

O IPP é uma autarquia da prefeitura do Rio de Janeiro responsável pelo planejamento urbano e da cidade, desenvolvendo suas atividades fortemente apoiadas em plataforma GIS e aplicando metodologias de análise espacial. O IPP e Sistema Labgis promovem pesquisas acadêmicas e metodologias aplicadas e promovem a aplicação Geotecnologias no setor público por meio de eventos. O Sistema Labgis ainda integra o Conselho Estratégico de Informações da Cidade do Rio de Janeiro, no qual o IPP preside.

UNIGIS

UNIGIS é uma rede mundial de cooperação entre universidades criada em 1990 com o objetivo de desenvolver e promover ensino à distância e Sistemas e Ciências de Informações Geográficas. A Rede UNIGIS oferece cursos de pós-graduação de especialização e mestrado, onde os nós da rede oferecem um currículo base em comum adicionando materiais e temas ajustados às necessidades locais dos estudantes. O Sistema Labgis é o representante da UERJ na Rede UNIGIS.

Z_GIS – Departamento de Geoinformática da Universidade de Salzburg

Z_GIS é um centro interdisciplinar de Geoinformática da Universidade de Salzburg (Áustria) que atua em conjunto com a comunidade geoespacial. O Sistema Labgis forma com a Z_GIS e outros centros uma rede global de parcerias acadêmicas para intercâmbio de pesquisas, estudantes e professores.