Núcleo de Geotecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Newsletter Inscreva-se e receba nosso informativo semanal em seu e-mail:
Respeitamos sua privacidade! Nunca enviamos SPAM.

Webinar - Infraestrutura de Dados Espaciais: novos conceitos e tecnologias nos ambientes públicos e privados

destaque3

A formulação do conceito sobre Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) não é recente, começando na década de 80. De lá para cá o paradigma tecnológico mudou, a sociedade se transformou, o valor da informação foi resignificado, a INDE e outras IDEs se espalharam no Brasil e no mundo.

Nesse webinar gratuito, oferecido pelo Núcleo de Geotecnologias da UERJ, no dia 22 de maio às 20 horas (horário de Brasília), serão discutidos novos valores e conceitos sobre IDE e também novas plataformas tecnológicas que estão trazendo importantes e novas possibilidades a organização da informação geográfica em organizações públicas e privadas.

Serão abordados:
- O velho e o novo conceito sobre Infraestrutura de Dados Espaciais.
- O valor da informação e as IDEs.
- Novas relações entre as IDEs e a sociedade.
- Políticas nas instituições públicas ou privadas.
- O poder de uma boa visualização de dados geográficos.
- Novas plataformas tecnológicas: bancos de dados, Big Data, mapeamento colaborativo, Web 3.0, SaaS, plataformas distribuídas.
- Discutindo uma plataforma tecnológica moderna para uma IDE.

Apresentadores:

José Augusto Sapienza Ramos
Coordenador acadêmico do Sistema Labgis/UERJ, atua em pesquisa, ensino e consultoria em Geotecnologias desde 2000. Graduado em Ciência da Computação pela Univ. Federal Fluminese, mestre em Ciência e Sistemas de Informações Geográficas pela Univ. de Salzburgo (Áustria) e mestre e doutorando em Eng. de Sistemas e Computação pela Univ. Federal do Rio de Janeiro, atua no campo de Análise Espacial, Geomarketing, Banco de Dados Geográficos, Desenvolvimento de Sistemas, Infraestrutura de Dados Espaciais e Modelagem Computacional. Participou de diferentes projetos na área e publicou artigos em periódicos nacionais e internacionais de expressão.

Hesley Py
Atuou junto à Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR) como coordenador do comitê para definição do plano de ação para implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE. Após a entrega do plano de ação atuou como coordenador do comitê para implantação da INDE. Participou ou participa dos projetos de construção das IDEs da EMBRAPA, Sistema Brasileiro de Biodiversidade e da Região Norte do Estado de São Paulo. Além disso, apoia instituições como CPRM, RNP, Ministério do Planejamento e Agência Nacional de Águas a adotar padrões e adesões a INDE. Trabalha no IBGE há mais de 10 anos, atuando como gerente de projetos e coordenador. É bacharel em Informática pela Univ. Estácio de Sá, especializado análise, projeto e gerência de sistemas pela PUC-Rio, mestre em Sistemas de Informação pela Univ. Federal do Estado do Rio de Janeiro e doutorando em Ciência da Informação pela Univ. Federal do Rio de Janeiro.

Inscrição gratuita e mais informações

Tags: #Agenda, #Evento

VER MAIS NOTÍCIAS
X
Quer receber
nossos informativos
sobre Geotecnologias?
>> Clique aqui <<