Núcleo de Geotecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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VANT brasileiro no combate ao roubo de veículos de carga

vant-200FH

Considerado o oitavo país mais perigoso para se transportar carga, segundo dados divulgados em março deste ano, pelo comitê do setor de cargas no Reino Unido (Joint Cargo Committee), o Brasil teve em 2016, prejuízos que ultrapassaram mais de R$ 1,4 bilhão.

Para que índices como esses sejam combatidos, o uso da tecnologia é fundamental e os VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) começam a ser utilizados em todo o mundo como a mais nova arma no combate a esse tipo de crime.

No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), aprovou recentemente, no dia 2 de maio, o regulamento especial para utilização de aeronaves não tripuladas. O objetivo é tornar viáveis as operações desses equipamentos, preservando-se a segurança das pessoas. A instituição das regras também contribuirá para promover o desenvolvimento sustentável e seguro para o setor.

Com a regulamentação em vigor, empresas do segmento de transportes de cargas começam a investir no uso de VANTs para acompanhar seus veículos, monitorando embarque, trajeto e desembarque da carga, 24 horas e em tempo real. E um dos recursos que podem ser aplicados nos VANTs é o de poder fazer oreconhecimento de paradas não programadas para identificar rotas fora do itinerário.

Tecnologia brasileira

Equipados com diferentes sensores, que podem ser usados para capturar uma impressionante variedade de dados, VANTs como o 200FH, da empresa brasileira FT SISTEMAS foi projetado para uso Dual, podendo ser utilizado para cumprir missões de Defesa, Segurança Pública, bem como variadas aplicações para o mercado civil, como no agronegócio e infraestrutura.

O 200FH foi desenvolvido para aplicações que demandam imageamento em tempo real. Seus sensores estabilizados eletro-ópticos e/ou IR são ideais para cobrir missões de segurança, defesa e inspeções detalhadas. As torretas giroestabilizadoras detectam, reconhecem, identificam e perseguem alvos de interesse. O helicóptero foi concebido para que seus dados geospaciais permitam mostrar o histórico de eventos e a montagem de cenários futuros, possibilitando assim, agir com antecipação no combate a qualquer violação ou irregularidade ligada às fronteiras ou centros urbanos.

Seus sistemas exclusivos de pilotagem, navegação (FTSmartFly®) e de contingências (FTSafeFly®), garantem a pilotagem totalmente automatizada e, para situações que necessitem o acionamento de medidas de contingências, está preparado para casos que demandem identificação de situações de risco, degradação de comunicações e pouso seguro.

O 200FH reúne as mais avançadas tecnologias aeronáutica, micromecânica, sistemas propulsivos e sensores embarcados de alta performance, possuindo exclusivo sistema de navegação, pilotagem automática e sistemas de contingências, resultado da tecnologia que a FT Sistemas vem desenvolvendo nos últimos 10 anos para atendimento aos requisitos das Forças Armadas Brasileiras e de clientes privados. Nesse projeto foram investidos mais de R$ 9 milhões.

Fundada em 2005, a FT desenvolve VANTs Táticos Leves, entre os quais se destacam as aeronaves modelo FT-100 que recentemente foram utilizadas para operações militares nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. A empresa, com sede em São José dos Campos (SP), participante dos principais programas e projetos brasileiros de Aeronaves Remotamente Pilotadas, investe em sistemas integrados de inteligência baseados em VANTs, atuando nos mercados de Defesa, Segurança, Infraestrutura, Agronegócio e Meio Ambiente. Em 2013, a FT foi homologada pelo MD como uma Empresa Estratégica de Defesa-EED e em 2015 recebeu investimento do FIP Aeroespacial (BNDES, DESENVOLVE SP, EMBRAER e FINEP).

Fonte: Portal da Ilha

Tags: #Análise Espacial, #Curiosidade

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