Portal do Cadastro Ambiental Rural entra em manutenção

car_II_08_06_2018[1]

De acordo com informações repassadas pelo Governo Federal, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) alerta seus usuários que o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) estará em manutenção do dia 1º a 18 de junho. O trabalho visa a efetivação de melhorias para seu desempenho, disponibilidade de versões atualizadas e novas aplicações.

Offline - Durante este período, as inscrições no CAR pelo módulo de inscrição offline podem ser realizadas normalmente e os arquivos “.car” podem ser salvos para envio no SICAR a partir do dia 18 de junho de 2018.

Prazo - O Governo Federal também publicou o Decreto nº 9.395/2018 prorrogando o prazo das inscrições no SiCAR para 31 de dezembro de desse ano. Antes, o prazo vencia no dia 31 de maio.

SiCAR - O SiCAR é um sistema eletrônico de âmbito nacional destinado à integração e ao gerenciamento de informações ambientais dos imóveis rurais de todo o País junto ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). Após a inscrição, o cadastro será acompanhado e analisado pelo IAP. Para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), é necessário estar inscrito no CAR até o prazo final das inscrições em 31 de dezembro de 2018.

Atualizações - Por isso, é essencial que os proprietários acompanhem as atualizações na Central do Proprietário/Possuidor, canal de comunicação entre o IAP e seus usuários, além do e-mail válido e atualizado junto à Central do SiCAR.

Nuvem de armazenamento - A Central também atua como uma nuvem de armazenamento dos dados dos imóveis rurais onde é possível obter o arquivo da propriedade rural (.car), a segunda via do Recibo do cadastro realizado, enviar as retificações, entre outras. Maiores detalhes sobre o sistema e a central estão disponíveis em: www.iap.pr.gov.br

Dúvidas e sugestões - Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas ao endereço eletrônico do Governo Federal: sicar@florestal.gov.br e do IAP: car@iap.pr.gov.br. (Assessoria de Imprensa do IAP)

Fonte: Portal Paraná Cooperativo

Tags: #Fonte de Dados, #Gestão Pública