Pequeno satélite será apresentado amanhã na Angola

dims

Um pequeno satélite em miniatura, denominado Cansat será apresentado amanhã, pelas 8h30, no Centro de Formação Tecnológica do Itel, no bairro dos CTT, no distrito urbano do Rangel e dá por encerrada a “Semana Mundial do Espaço”.

O projeto, uma promoção do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias por intermédio do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) de Informação, conta com a participação de técnicos angolanos e com a colaboração de 30 universidades do país.

Além da apresentação do Cansat, está igualmente prevista a inauguração de uma exposição denominada “Projetos e demonstrações na área da Engenharia e Tecnologia Espacial”, que receberá a visita de alunos do ensino primário, médio e superior.

Outro projeto que integra o Programa de Educação Espacial, cujo objetivo é promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país, é o aplicativo Angosat Educa, que possibilita obter mais informações sobre o funcionamento dos satélites, história e cultura espacial, além de reunir dados sobre o projeto AngoSat-2.

Para os alunos do ensino primário, o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional está a lançar a Banda Desenhada de Educação Espacial, que é uma conjugação de texto e imagem que visa estimular nos mais novos o interesse sobre o espaço, contribuindo, assim, para o avanço da tecnologia espacial. Durante a semana, os técnicos do GGPEN realizaram diversas atividades nas escolas, promovendo o interesse pela ciência.

Semana Mundial do Espaço
O maior evento espacial da Terra, a Semana Mundial do Espaço é uma celebração internacional da contribuição da ciência espacial e tecnologia para a melhoria da condição humana. Este ano teve como tema “O espaço une o Mundo”.

A Semana Mundial do Espaço está aberta para todos os que desejam organizar um evento relacionado ao espaço - não importa a dimensão. Em 2017, a comemoração incluiu 3.700 eventos em 80 países.

Fonte: Jornal de Angola

Tags: #Curiosidade, #Evento, #Satélite