Núcleo de Geotecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Newsletter Inscreva-se e receba nosso informativo semanal em seu e-mail:
Respeitamos sua privacidade! Nunca enviamos SPAM.

LISTA DE FONTES DE DADOS GEOGRÁFICOS

Retornando 24 resultados do recorte SP. (VOLTAR AO INÍCIO)



Obs: A separação nos grupos abaixo se deu observando o tipo de dado mais presente na respectiva fonte.

1 - Chuva Online - Universidade de São Paulo - SIG-Web com monitoramento da chuva, exibindo os resultados em animação das últimas imagens ou com a imagem do estado mais recente.

2 - Rede Hidrológica Básica do Estado de São Paulo / - O Departamento de Águas e Energia Elétrica disponibiliza dados hidrológicos georreferenciados do Estado de São Paulo, com quantitativos relativos à chuvas, vazões de rios, níveis de água subterrâneas e sedimentos.

3 - Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo - Estão disponíveis dados geográficos da Rede de Drenagem do Estado de São Paulo, Sub-bacias do Estado de São Paulo, Modelo Digital de Elevação (MDE) do Estado de São Paulo - Modelo Digital de Elevação (MDE) do Estado de São Paulo com resolução horizontal de 30 metros, Uso Cobertura da Terra do Estado de São Paulo em escal 1:100.000, Mapa de Uso e Cobertura da Terra de Piracicaba/Capivari/Jundiaí, na escala 1:25.000, e diversos outros dados sob formato shapefile e mapas em pdf para download.

Ajude a manter essa base pública de links. Informe novas fontes ou links quebrados aqui!

4 - Áreas Urbanas do Estado de São Paulo - Dado geográfico com as áreas urbanas para todo o território do Estado de São Paulo, elaborado pelo Centro de Informações Agropecuárias (Ciagro/CATI), e que foi gerado sobre as ortofotos do projeto “Mapeia São Paulo”, disponibilizado pela Emplasa. Arquivos em .kmz e .pdf estão disponíveis para download.

5 - Arquivo Público do Estado de São Paulo - Material cartográfico produzido e acumulado pelo Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC) entre a segunda metade do século XIX e o início da segunda metade do século XX de diversas regiões do Estado de São Paulo – com registros cartográficos e iconográficos. Todo o material está disponível para download.

6 - Centro de Estudos da Metrópole - O Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) é uma instituição de pesquisa avançada em ciências sociais, que investiga temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Universidade de São Paulo e no CEBRAP, o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos – cuja agenda de pesquisa está voltada basicamente ao estudo de dimensões relacionadas ao acesso dos cidadãos ao bem-estar. Dessa forma, as pesquisas desenvolvidas estão voltadas aos mecanismos por meio dos quais os cidadãos podem sair da situação de pobreza, a saber: a ação do Estado; mercado de trabalho e as redes de relacionamento e associativas.

7 - Geoprocessamento Corporativo - Prefeitura Municipal de Piracicaba / SP - Portal com SIG-Web para acesso a dados geográficos do município paulista, como Lotes, Quadras, Uso do Imóvel, Zoneamento, dentre outras informações. Cadastro obrigatório para acesso aos dados.

8 - GeoSalto - Prefeitura da Estância Turística de Salto / SP - Temas como Lotes, Quadras, Gás, Energia compõem o Portal de dados geográficos do município paulista, acessíveis através de mapas interativos.

9 - Mapas e Quadros do novo Plano Diretor Estratégico - Prefeitura de São Paulo - Dados geográficos em mapas e arquivos shapefile oriundos dos diferentes estudos de zoneamentos do plano diretor da capital paulista, Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), assim como shapes de Sistema de Transporte Público, esgotamento, Eixos de Estruturação da Transformação Urbana, todos disponíveis para download

10 - Marcos Geodésicos do Município de São Paulo - A Rede Básica de Referência Geodésica do Município de São Paulo com 302 marcos implantados é apresentada pela prefeitura, com possibilidade de download da ficha de cada um marco.

Ajude a manter essa base pública de links. Informe novas fontes ou links quebrados aqui!

11 - Observatório do Trabalho de Osasco / Prefeitura de Osasco / DIEESE - Dados geográficos acessíveis por mapas interativos e tabelas, abordando temas como Remuneração Média do Trabalhador, Requerentes do Seguro-Desemprego, Beneficiários do ProJovem, Vagas oferecidas pelo Sine, Vagas demandadas no Sine, Empreendimentos Solidários, Escolas Profissionalizantes e outros dados, em diversos recortes espaciais e temporais.

12 - Prefeitura de Caraguatatuba / SP - SIG-Web com dados geográficos diversos, abordando temas como Câmeras de Monitoramento, Fibra Ótica, Faixa do Oleoduto, WIFI, Iluminação Pública, assim como outros dados para o município da região do litoral paulista.

13 - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) da Prefeitura de São Paulo - Dados geográficos diversos, compreendendo urbanismo e ordenamento territorial da capital paulistana, com temas como Cemitério, Cortiço, Distritos, Favelas, Geolog - Geocodificação de Logradouros, Loteamento Irregular, Nova Luz, Núcleo Urbanizado, Zona de Origem e Destino 1997 e 2007, Referência Urbana, Shopping Center, Subprefeituras, entre outros. No link "Dados Geoespaciais" os dados estão disponíveis para download em shapefile e outros formatos.

14 - Sistema de Informações Geográficas de São Carlos (SIGA-SC) / SP - SIG-Web da Prefeitura Municipal de São Carlos, SP, com dados de edifícios históricos, quadras, lotes, logradouros, centros esportivos, centros culturais, pontos turíticos e outros. Na parte superior da página está disponível um manual para navegação sobre os dados geográficos na plataforma.

15 - WebGeo - Prefeitura de Guarulhos SP - SIG-Web com dados do município da Grande São Paulo. é possível baixar dados geográficos em estrutura vetorial nos respectivos formatos, que abordam temas diversos, como Feiras Livres, escolas, postos de atendimento ao cidadão e outros.

16 - Atlas Ambiental e Socioeconômico da Baixada Santista / SP - Pesquisadores compilaram e geraram dados científicos e técnicos da Baixada Santista, estado de São Paulo em mapas temáticos que facilitam o entendimento sobre os impactos ambientais, acessíveis pelo SIG-Web. Conteúdos adicionais complementam o conhecimento sobre cada tema, incluindo metadados.

17 - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – SEADE - Acervo de informações sobre o Estado de São Paulo, permitindo o download das mesmas, sob a forma de PDFs, tabelas, imagens, etc.

18 - GeoSampa / Prefeitura de São Paulo - Portal com dados geoespaciais sobre a capital paulista. Na modalidade “Cidadão” do GeoSampa (já em uso pelos agentes públicos municipais), o acesso é completamente aberto, sem necessidade de cadastro ou senha. A ferramenta reúne 152 bancos de dados de diferentes temas disponíveis para download.

19 - Infraestrutura de Dados Espaciais Ambientais – IDEA-SP - Infraestrutura de dados espaciais com uma Base de Informações Territoriais e Ambientais padronizada e qualificada para apoiar as ações de Licenciamento, fiscalização, planejamento e gestão em suas análises e tomadas de decisão.

20 - Instituto Geográfico e Cartográfico - Governo de São Paulo. - Página do IGC com diversos dados geográficos do território paulista. No item "Produtos" encontram-se diversos mapas para download e no item "GeoPortal" é possível acessar um SIG-Web para navegação sobre dados geográficos como ortofotos e outros dados.

21 - Mapas Históricos Digitais da Cidade de São Paulo - O projeto-piloto do grupo Hímaco pretende estudar os impactos sociais das enchentes que afetaram a cidade de São Paulo durante o período mais dramático de sua urbanização, de 1870 a 1940. A ideia de um projeto-piloto responde ao objetivo de conhecer a tecnologia dos sistemas de informações geográficas e dos aspectos metodológicos envolvidos na sua utilização em investigações históricas.

22 - Mapeia São Paulo - O Sistema Mapeia São Paulo tem por objetivo permitir acesso ao conjunto de Ortofotos produzidas pela empresa Emplasa para todo o território do Estado de São Paulo entre 2010 e 2011. Na região metropolitana, estão disponíveis imagens na região do infravermelho, bem como alguns eixos de logradouro. Necessário cadastro gratuito para acesso aos dados.

Ajude a manter essa base pública de links. Informe novas fontes ou links quebrados aqui!

23 - Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais do Município de São Paulo (PMAPSP) - Dados geográficos utilizados no Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais da capital paulista, com temas como Reservatórios de amortecimento, arruamento e outros, todos com opção de download em arquivos shapefile e mapas em .pdf.

24 - Portal de Informações Geográficas do Bacia Hidrográfica Ribeira de Iguapé e Litoral Sul / SP - Dados geográficos da área da Bacia disponíveis, referentes à projetos da área de Planejamento de Recursos Hídricos (Relatório de Situação, Plano de Bacia) e de apoio à Gestão Territorial e Ambiental e à Defesa Civil, como mapas de risco. Cadastro necessário para acesso aos dados, navegação em SIG-Web e opção de download disponíveis.

Outros recortes que podem ter dados da sua área de interesse:

MUNDO TODO BRASIL
Por exemplo, fontes de dados que cobrem o mundo inteiro também cobrem SP.
X
Quer receber
nossos informativos
sobre Geotecnologias?
>> Clique aqui <<

notícias em destaque

MAIS NOTÍCIAS