Cursos de Extensão
Dúvidas

O Sistema LABGIS é o Núcleo de Geotecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro estabelecido por meio de ato executivo da reitoria e é um departamento vinculado ao Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT). Em seu âmbito são desenvolvidos projetos de pesquisa acadêmica, disciplinas de gradução e pós-graduação, atividades de extensão como os cursos oferecidos nesta página, desenvolvimento da nossa empresa júnior e empresas incubadas, além de eventos e outras atividades. Saiba mais sobre o Sistema Labgis clicando aqui. Nossos cursos de extensão são oferecidos desde 2007 na forma presencial e desde 2012 também na modalidade a distância (EAD). Até hoje já foram ofertadas centena de turmas de extensão formando milhares de alunos.

Nossas turmas presenciais acontecem ou de forma intensiva, em dias úteis consecutivos, no horário laboral, ou aos sábados, o dia inteiro ou durante a semana em um período (noturno ou diurno). Já as turmas EAD ocorrem ou na manhã de sábados, ou no período noturno a semana, ou em um período diurno também na semana. Acompanhe a nossa agenda de turmas realizando seu cadastro de interesse. Nossa missão é preparar nossos alunos para o sucesso, focando no uso prático das ferramentas e ensinando os conceitos inerentes a área de Geotecnologias com a qualidade que só a UERJ pode oferecer. Todos os cursos são reconhecidos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e certificados pela Sub-reitoria de Extensão da UERJ.

Todos são cursos de extensão são reconhecidos e certificados pela UERJ por intermédio da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura (SR-3) da UERJ.

Todas as universidades exercem suas atividades sobre três pilares: ensino, pesquisa e extensão. O ensino e pesquisa se referem ao meio acadêmico, ou seja, é interno à própria universidade. Já a extensão é a integração da universidade com a sociedade. Um dos formatos dessa integração extensionista é por meio de cursos abertos à comunidade externa a universidade.

Pela frequência e por nota, segundo as regras da universidade. O aluno precisa ter uma frequência nas aulas maior ou igual a 75% e média final maior ou igual a 7,0 (sete). As avaliações valendo nota são passadas ao longo das aulas, mudando de acordo com o regime de horário da turma. Por exemplo, as avaliações em uma turma noturna são mais dispersas temporalmente do que em uma turma intensiva de uma semana. Se você precisar de mais detalhes de como será a avaliação em uma turma de seu interesse, entre em contato conosco pelo email extensao@labgis.uerj.br.

O CEPUERJ é o setor da universidade responsável pelo processo administrativo e financeiro das atividades de cursos de extensão.

É importante um conhecimento mínimo de Windows e o uso do computador em geral. No mais, alguns cursos avançados possuem pré-requisitos explícitos em suas respectivas descrições.

Não. Implica apenas que o aluno será avisado por email de uma nova turma assim que ela for definida, antes mesmo do início das inscrições.

Sim, mas apenas se a turma não obtiver o número mínimo de participantes. No ato do cancelamento, o valor pago é devolvido integralmente. Ressalta-se que não nos responsabilizamos por outros custos despendidos pelos matriculados.

Todos os pagamentos são realizados via boleto bancário. Dependendo do curso o pagamento pode ser à vista ou parcelado. A quantidade de parcelas depende do período de execução do curso. Parcela-se em quantas vezes for possível para que os vencimentos das parcelas tenham cerca de um mês de distância e todas as parcelas tenham vencido antes do término do curso.

Não, todos os custos estão associados ao valor de inscrição. Não há custos adicionais como, por exemplo, para material didático.

Para os cursos de extensão temos as modalidades PROFISSIONAL, ESTUDANTE e PROFESSOR. Os descontos estão relacionados junto com as informações das turmas, porém empresas não podem inscrever seus funcionários nessas categorias com desconto.

Na categoria ESTUDANTE pode se inscrever qualquer aluno com matrícula ativa em uma instituição particular ou pública de nível médio, graduação ou pós-graduação reconhecida pelo MEC ou CAPES. Já na categoria PROFESSOR, pode se inscrever qualquer professor com a matrícula ativa especificamente na rede pública de ensino. Ressalta-se que pessoas jurídicas (empresas) não podem inscrever seus funcionários nessas categorias com desconto.

O processo de inscrição é totalmente online. No ato da inscrição, o sistema gera o boleto bancário com vencimento para dois dias úteis. A vaga estará garantida somente após o pagamento deste boleto. Não é necessário enviar o comprovante de pagamento da inscrição por email, o sistema bancário confirmará seu pagamento em até 3 dias úteis.

Após escolher os cursos para capacitação dos seus funcionários, entre em contato pelo telefone (21) 2334-0292 ou 2334-0111; ou pelo email extensao@labgis.uerj.br; ou por meio do formulário de solicitação de inscrição de PJ junto às informações da respectiva turma. Não realize o processo de inscrição online com geração de boleto. Esse boleto pode sair apenas em nome de pessoas físicas devido a questões legais que a universidade está subordinada.

Sim, trabalhamos com cursos in company. Entre em contato conosco pelo email extensao@labgis.uerj.br para realizarmos um orçamento.

Sim. Entre em contato com extensao@labgis.uerj.br ou pelo telefone (21) 2334-0292 ou 2334-0111 para maiores informações.

Se você ainda deseja cursar a turma e as inscrições ainda estão abertas, repita o processo de inscrição e um novo boleto será gerado. Se o período de inscrições já terminou, entre em contato pelo email extensao@labgis.uerj.br para que outro boleto seja emitido. Se você não deseja mais cursar a turma, não é necessário fazer nada.

O CEPEURJ exerce a gestão financeira e administrativa dos cursos. Para sua segurança, a inscrição é feita diretamente no sistema online do CEPUERJ.

Sim, consulte nossa agenda de turmas e mais detalhes de nossa proposta de ensino a distância.

Infelizmente a política de permissão de acesso ao estacionamento do campus não permite.

Na inscrição apenas o boleto da matrícula é emitido. Se o curso for parcelado, os outros boletos serão entregues nos primeiros dias de aula.

Todos os alunos precisam apresentar cópia de um documento oficial com foto. Os alunos inscritos nas categorias com desconto (estudante ou professor) precisam também entregar um documento probatório de pertencer a respectiva categoria. Os documentos podem ser entregues em papel ou por email.

Todos os cursos contam um material composto por apostila, dados utilizados nas práticas, vídeos com as soluções das práticas, apresentações conceituais do professor e bibliografia complementar. O aluno recebe todo o material em mídia digital.

Em ambos. Entre o conjunto de cursos oferecidos, há naturalmente cursos que pendem mais para um dos lados. Entretanto, buscamos o equilíbrio: não apenas ensinamos conceitos sem praticá-los e nem ensinamos o aluno apenas a executar um procedimento sem entender os conceitos envolvidos.

Os cursos presenciais na cidade do Rio de Janeiro ocorrem no Campus Maracanã da UERJ. Já os cursos na cidade de São Paulo ocorrem geralmente na Av. Paulista. Os cursos a distância ocorrem onde você estiver. Nesta página consta junto aos detalhes das turmas o endereço onde os cursos presenciais ocorrerão.

Sua dúvida não foi respondida? Entre em contato conosco.