Cursos de Extensão
Cursos
Labgis/UERJ - Curso Geomarketing – O que é, Conceitos e Aplicações

Geomarketing – O que é, Conceitos e Aplicações



Este curso é realizado em parceria com:

Objetivo

Apresentar a profissionais ou estudantes das áreas de geociências, marketing ou correlatas os conceitos sobre Geomarketing, a introdução da análise espacial em projetos e as aplicações no mercado.

Software Utilizado

ArcGIS for Desktop 10.5, NetTool®
e outras ferramentas Web

Público-alvo

Profissionais ou estudantes da área de marketing, geografia ou correlatas que busquem entender e aplicar as potencialidades do Geomarketing.

Carga Horária

24 horas para a modalidade presencial e 30 horas para a modalidade à distância.

Documentação

  • Xerox da Identidade;
  • Para alunos com desconto na categoria ESTUDANTE: comprovação de matrícula ativa em instituição de ensino médio, graduação ou pós-graduação na rede pública ou privada.
  • Para alunos com desconto na categoria PROFESSOR: comprovação de matrícula ativa como professor na rede pública de ensino.

Programa de aula

1) O que é Geomarketing?

  • Marketing e Geografia
  • Principais definições
  • Histórico da evolução

2) Para que serve o Geomarketing?

  • Expansão
  • Otimização de ponto de venda
  • Gestão de rede de ponto de venda
  • Outras aplicações

3) Como é feito?

  • Dados geográficos
    • Definição e conceitos
    • Tipos de dados
      • Geodemográficos
      • Mercadológicos
      • Internos
      • Geográficos

    • Principais fontes de dados
    • Principais técnicas de levantamento

  • Representando o espaço geográfico
    • Representação por mapas
    • Tipos de mapas
    • Limitações dos mapas
    • Elementos de um mapa
    • Conceitos básicos de cartografia

  • Sistemas de Informações Geográficas
    • Definição e conceitos
    • Apresentação de dados geográficos
    • Consultas espaciais
    • Análises espaciais
    • Outros recursos importantes


4) Comportamento do consumidor, varejo e metodologias.

  • Consumidor e Espaço Geográfico (discussão de conveniência ou custo de mobilidade)
  • Varejo e espaço geográfico (lojas de conveniência, lojas especialistas, etc.)
  • Estimando potencial mercadológico
    • Checklist
    • Gravitacional
    • Interação Competitiva
    • Otimizações


5) Na prática.

  • Ferramentas
    • Definições, o que é e como funcionam?
    • Banco de dados geográficos

  • Prática com SIG
    • Desktop (aula prática Arc)
    • Web (aula prática NETtool)


6) Cases.

  • Geomarketing e o varejo
  • Geomarketing e a indústria
  • Geomarketing e a telecomunicações
  • Geomarketing e bancos
  • Geomarketing como tática de vendas

7) Futuro.

  • Big Data
  • Mobile Marketing
  • Geomarketing como instrumento de vendas
  • Tendências



Todos os cursos

Geomarketing – O que é, Conceitos e Aplicações



Detalhes:

Nossas turmas são oferecidas geralmente em três modalidades de horários: aos sábados, o dia inteiro; intensivo em dias úteis e consecutivos; e noturno, após às 18 horas em dias da semana. Se no momento não possuímos o curso desejado em um horário pertinente, acompanhe nossa agenda. Todos os cursos são oferecidos periodicamente nessas três modalidades de horário.

Receba informações sobre as próximas turmas

Entraremos em contato por e-mail e telefone assim que as inscrições abrirem.

* O preenchimento deste formulário não reserva vaga ou dá qualquer espécie de preferência na matrícula.

Se preferir, entre em contato diretamente pelo email extensao@labgis.uerj.br ou (21) 2334-1036 (secretaria e coordenação)
(21) 2334-1035 e (21) 3942-8082 (equipe técnica e coordenação acadêmica)
Skype: sistema.labgis