Projetos

Zoneamento Ambiental da Floresta da Cicuta

Este projeto teve como objetivo a elaboração do zoneamento ambiental da ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) Floresta da Cicuta e seu entorno (Fazenda Santa Cecília). Foram realizados estudos temáticos como geologia, uso do solo e cobertura vegetal, morfodinâmica, declividade e perfil do usuário, para o diagnóstico ambiental e definição das zonas ambientias.

O zoneamento ambiental procurou mostrar as formas mais adequadas de manejo e uso racional, incluindo medidas de recuperação, prevenção e regeneração, sendo indicados usos específicos na área de entorno (Fazenda Santa Cecília) voltados a educação ambiental, recreação e lazer.

Na realização do estudo foram adotados três critérios básicos: a preservação da unidade de conservação já existente; a recuperação da área entorno pertencente à Cia. Siderúrgica Nacional denominada de Fazenda Santa Cecília e a implantação de um parque para recreação e lazer.

Os resultados apresentados mostraram de maneira inequívoca o estado de degradação geral da paisagem e a importância do aspecto de recuperação e preservação na definição de critérios para a determinação das diferentes zonas.

Estas temáticas foram integradas via Sistema de Informação Geográfica e foi elaborada a Carta de Zoneamento Ambiental em escala de 1:5.000.


Rua São Francisco Xavier, 524, sala 2025/A,
Maracanã, Rio de Janeiro, RJ. CEP 20550-900
(21) 2334-0530  | labgis@labgis.uerj.br